Os investigadores estão a pesquisar como podem usar IA para analisar grandes quantidades de dados de saúde e encontrar padrões que podem levar a novas descobertas em medicina e a outras maneiras de melhorar o diagnóstico individual. O software de tradução linguística, baseado em texto escrito ou falado, confia na inteligência artificial para fornecer e melhorar traduções. Internet das Coisas (do inglês, IoT ou Internet of Things) é, ao lado de IA e Big Data, um dos termos mais usados quando o tema é inovação. A IoT nada mais é do que uma alusão a tecnologias que conectam utensílios simples, que usamos no nosso cotidiano, à rede de computadores, como aplicativos de automação de residências, carros ou até mesmo um ar-condicionado conectado a uma rede wi-fi. Um dos temas mais polêmicos relacionados a essa tecnologia é o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. Algumas previsões indicam riscos de substituições em massa de muitos postos de trabalho e outras pregam os efeitos positivos com a criação de novas ocupações.
São popularmente desenvolvidas com algoritmos e técnicas de Machine Learning, como redes neurais, árvores de decisão, support vector machines (SVM) e outros métodos de aprendizado de máquina. Esses sistemas são treinados com grandes conjuntos de dados relevantes para a tarefa específica que devem desempenhar. Existem várias abordagens, incluindo o aprendizado de máquina, aprendizado profundo (deep learning) e processamento de linguagem natural, cada uma com seus métodos e aplicações próprias. Douglas Bruce Lenat é o Diretor Executivo do Cycorp e foi também um pesquisador proeminente em inteligência artificial, recebendo o prêmio bianual IJCAI Computers and Thought em 1976 pela criação do programa de aprendizado de máquinas.
Impactos da IA nas empresas e nos negócios
A evolução tecnológica vivenciada pela humanidade nas últimas décadas proporcionou a incorporação cada vez maior da inteligência artificial na vida cotidiana. Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criar regras para o uso de inteligência artificial na eleição, o Senado tenta construir um acordo para destravar um projeto que tramita na Casa e regulamenta o uso das ferramentas. Na terça-feira, a Corte aprovou uma resolução que proíbe a prática de “deepfake” nas eleições e estabelece que a inteligência artificial só pode integrar as campanhas se houver um aviso sobre o uso. Segundo o advogado tributarista Julio Caires, a falta de companhias relevantes no mercado de inteligência artificial no Brasil tem relação com a infraestrutura limitada, a falta de profissionais qualificados e um ambiente regulatório complexo. Sem grandes protagonistas no setor de tecnologia, o mercado financeiro brasileiro não tem sentido os efeitos diretos desse furor. Nenhuma empresa diretamente ligada à inteligência artificial tem papéis na bolsa brasileira.
- Isso é possível graças à utilização de algoritmos e técnicas avançadas, incluindo modelos de Machine Learning, que permitem que as máquinas processem grandes volumes de dados, aprendam com eles e tomem decisões com base nessa aprendizagem.
- A classificação por nível de semelhança com a mente humana nos ajuda a entender até que ponto as máquinas podem se assemelhar à cognição humana.
- Em sua forma mais simples, a inteligência artificial é um campo que combina ciência da computação e conjuntos de dados robustos para possibilitar a solução de problemas.
A maior parte dos investimentos em IA está concentrada nessas duas potências globais, indicando tanto a maturidade do mercado quanto os recursos disponíveis para o desenvolvimento de IA. Agora vamos analisar as estatísticas de https://mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia/29/02/2024/teste-de-software-como-se-tornar-um-analista-de-qa/ que mostram a velocidade e o escopo dessa taxa global de adoção da IA. O mercado de IA está crescendo exponencialmente, com uma taxa de crescimento anual composta estimada em 37,7%, o que sinaliza a crescente importância dessa tecnologia em todos os setores. Fabricante oferece várias alternativas populares em vários segmentos, tendo desde notebooks básicos para o dia a dia até soluções gamer com design e hardware de ponta. Ainda é cedo e quaisquer resultados promissores gerados por IA precisam ser validados por outras observações, ou por modelos baseados na física, antes que possam ser divulgados aos quatro ventos. No entanto, os compostos orgânicos podem ser criados por processos não biológicos, o que significa que ainda não é possível dizer se derivam de vidas passadas no planeta.
‘Eram meu rosto e minha voz, mas era golpe’: como criminosos ‘clonam pessoas’ com inteligência artificial
O aumento acentuado no financiamento de startups de IA em apenas dois anos é uma prova do ritmo acelerado da inovação e da demanda do mercado. O Criador de Sites da Hostinger, por exemplo, é uma plataforma de IA que permite criar um site totalmente funcional e visualmente agradável em apenas alguns minutos. Marcas prometem boa qualidade de imagem por valor menor que as televisões que são topo de linha.
Nesse caso, as máquinas utilizam softwares e algoritmos criados para finalidades específicas, como simular uma conversa humana. A capacidade de uma rede neural em aprender e se adaptar a partir de dados é conhecida como “aprendizado de máquina” ou “aprendizado de rede neural”. A investigação em Teste de software: como se tornar um analista de QA? Forte aborda a criação da forma de inteligência baseada em computador que consiga raciocinar e resolver problemas; uma forma de IA forte é classificada como auto-consciente. Interesse em redes neurais e “conexionismo” foi revivida por David Rumelhart e outros em meados de 1980. Estas e outras abordagens sub-simbólicas, como sistemas de fuzzy e computação evolucionária, são agora estudados coletivamente pela disciplina emergente inteligência computacional.
Após TSE definir regras sobre inteligência artificial na eleição, Senado tenta acordo para destravar projeto
O outro termo bastante citado, Big Data, é a principal fonte para a Inteligência Artificial. O Big Data agrupa uma imensa quantidade de dados digitais disponíveis na rede e permite a criação de modelos que analisam o comportamento e a dinâmica de sistemas e interações. Esses dados derivam não só da rotina de navegação de consumidores, como também do histórico digital traçado muitas vezes de maneira inconsciente. O senso comum entre especialistas do mundo inteiro é de que a IA deve ser conduzida de maneira responsável e não apenas rápida. Muito estudado nas últimas décadas, o conceito de Inteligência Artificial (IA) está promovendo inovações verdadeiramente disruptivas nas empresas, que impactam diretamente não só suas cadeias produtivas, como também o nosso cotidiano.
